Paineira - Ceiba speciosa

Há várias espécies conhecidas como paineira no Brasil, quase todas pertencendo ao gênero Ceiba (antes, Chorisia) da família Malvaceae (antes, Bombacaceae). De todas, a mais conhecida é a paineira da espécie Ceiba speciosa (St.-Hill.) Ravenna, nativa das florestas brasileiras e da Bolívia, inicialmente descrita como Chorisia speciosa St. Hilaire 1828. Outros nomes vulgares: barriguda, árvore-de-lã, paina-de-seda, paineira-branca, paineira-rosa, árvore-de-paina, paineira-fêmea. (fonte: Wikipedia) upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_2_20_ceiba_speciosa_img_1753.jpg_280px-ceiba_speciosa_img_1753.jpg

Características

É uma árvore de até 30 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido “barriguda”. As folhas são compostas palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas. Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, rebentam (deiscentes), expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas paina. (Fonte: Wikipedia)

Época de frutificação e florada

Floresce no início do verão (dezembro) e vai até abril. Os frutos amadurecem entre agosto e setembro, com a árvore despida de folhagem.

Cultivo

Multiplica-se por sementes, que devem ser retiradas dos frutos secos. Sempre plantar a pleno sol.

Aves mais atraídas pela planta

Beija-flores, periquitos, tiribas e papagaios. Os psitacídeos se alimentam das flores e das sementes, abrindo os frutos com facilidade.

Ocorrência

Nativa do Brasil e Bolívia, hoje é encontrada em todo o país, em parques, calçadas e jardins.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paineira